sábado, 14 de novembro de 2009

O Caso do Dinheirinho

Eu estava elaborando um raciocínio emocionante e sensível sobre o fato do dinheiro não trazer felicidade, quando percebi quão hipócrita eu estava sendo.

Porque eu tenho dinheiro, né? Sou bem classe média. O que quer dizer que sou muito mais rica do que uma grande parcela de brasileiros e uma parcela maior ainda da população mundial. Tenho acesso à internet e a viagens e a um monte de futilidades.

Mesmo se eu perdesse meu emprego amanhã, eu estaria em condição melhor do que muitíssima gente. Porque eu tenho diploma, sei falar inglês, e tenho parentes e contatos classe média que poderiam me ajudar.

Então, quando eu estava refletindo sobre "dinheiro não traz felicidade", eu estava pensando nos milhões de um jogador de futebol de sucesso (ou mesmo em um salário de juiz, hehe). O que é uma visão distorcida, né? Dinheiro traz felicidade, sim. Dinheiro para as necessidades básicas é essencial. E dinheiro para ter acesso ao que transcende ao simples sobreviver humano (música, esporte, literatura, arte) também.

6 comentários:

  1. não traz felicidade, mas compra =)
    de qualquer maneira dizer que 'dinheiro não traz felicidade' não implica 'ser pobre traz felicidade'. pergunta pro Leo que tá craque em lógica =)

    ResponderExcluir
  2. aliás, esse post é comentário sobre o post da melita? =)

    ResponderExcluir
  3. É como diz um amigo: dinheiro não traz felicidade... Mas o que compra é tão parecido que nem dá pra notar a diferença!!! =)

    ResponderExcluir
  4. Não traz, mas manda trazer =)
    O mínimo sem o qual toda virtude é impossível é mesmo imprescindível.
    O que eu acho que vc queria dizer é que o CONSUMISMO não traz felicidade, apenas mais consumismo... Faz sentido?

    ResponderExcluir
  5. Dinheiro não traz felicidade, mas mostra o caminho! rs =D

    Bjo, Chris

    ResponderExcluir
  6. Penso que as coisas que realmente trazem felicidade não são ou não podem ser compradas com dinheiro. Quer um exemplo? Os bracinhos do meu neto em torno do meu pescoço... Dinheiro é ótimo, traz conforto, proporciona diversão de qualidade (livros, adoro livros). Dinheiro compra assistencia médica, mas não compra saúde; compra cirurgia plástica mas não compra beleza, compra ingressos de teatro, ópera e ballet mas não compra a capacidade de cada um saber desfrutar a obra de arte... Ai, eu simplesmente adoro dinheiro mas nunca nunca nunca ligo dinheiro à felicidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...