quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Caso dos Gêneros

Percebo que de vez em quando escrevo “mulheres isso... homens aquilo”. E isso acaba colocando os gêneros como opositores ou rivais. Não é essa a minha intenção, e também não acho que seja uma solução.

Às vezes estou questionando as imposições sociais sobre as mulheres e alguém me diz: “ah, mas hoje os homens também estão vaidosos! Eles andam se preocupando muito com o visual!” Bem, isso não resolve. A idéia não é ferrar com os homens e fazer com que eles virem escravos das preocupações femininas. É libertar todo mundo – até para todo mundo se vestir e se maquiar como quiser, se quiser. É franquear às crianças de todas as cores de olho todas os tipos de aula.

E aí a coisa passa pela descontrução dos gêneros, né? Porque se tanto mulheres quanto homens podem explorar e desenvolver tanto as qualidades [consideradas pela sociedade como] femininas quanto as [consideradas pela sociedade como] masculinas, deixam de existir aqueles perfis pré-ordenados. E cabe a cada um decidir o que é bom para si.

Aposto que aí vai ter gente dizendo: “Ah, mas aí vira uma bagunça!”. Sei não. Acho que os países nórdicos são assim, ou pelo menos tentam, e tudo funciona muito bem.

4 comentários:

  1. Aqui na Suécia também tem feminista brigando por seus direitos, mulheres ainda ganham menos (inclusive pelo mesmo servico), são minoria em cargos de chefia, e ainda tiram a maior parte da licenca maternidade-paternidade (de 450 dias pra serem divididos entre pai e mãe), só pra citar alguns exemplos. MAS (um MAS assim bem grande), eu diria que a sociedade aqui está sim alguns anos-luz à frente da brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu também sinto isso? Quando ouço alguém dizendo que homem é assim, mulher é assado, sinto necessidade de intervir! hahaha e digo: "o ser humano é que é assim ou assado. Mulheres e homens são indivíduos". Cada um do seu jeito.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lud!

    Adoro seu blog. E também estou muito a favor da desconstruçoes dos gêneros. E também acho uma palhaçada isso de incentivar a vaidade dos homens e ainda por cima dizerem que isso é uma espécie de passo à igualdade.

    E nao entendo o lance da "bagunça" que as pessoas reclamam. É porque todo mundo vai poder exercer a sexualidade livremente? Ou porque vai complicar a divisao das tarefas domésticas realizadas gratuitamente até agora mesmo obrigações inalienaveis do genero feminino?

    Adoro os livros que você disponibiliza aqui!

    Um beijo e keep blogging!

    ResponderExcluir
  4. desconcordo totalmente!
    eh tao legal uma mulher que nao se preocupa com o que pensam dela e nao usa maquiagem quanto um cara que nao se preocupa com o que pensam dele e usa maquiagem. as duas coisas sao liberais e legais e sou a favor de ambas. dizer que os homens vao acabar 'escravizados pelas preocupacoes femininas' eh um bruto exagero! mas mesmo se for - se todo mundo sofrer o mesmo tanto, nao ta valendo? ou num extremo ou no outro? =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...