sábado, 27 de fevereiro de 2016

O primeiro ano do resto de minha vida

Em abril, faço 40 anos. Levando em consideração a expectativa de vida das brasileiras e o fato de que meus avós são longevos, existe uma boa possibilidade de que eu chegue aos 80, em estado razoável de saúde física e mental.

A fase mais difícil da vida, a primeira metade, um período de crescimento acelerado e por vezes acidentado, passou. E terminou em grande estilo, com um sabático viajento que durou mais de dois anos. A experiência não só foi espetacular, como também veio com um bônus: a libertadora sensação de autonomia. Era um grande projeto, que tinha lá suas dificuldades, mas não nos intimidamos: decidimos, executamos e vivemos para contar a história.

A segunda fase vai começar daqui a pouco. Ao contrário dos jogos de computador, em que tudo vai ficando cada vez mais difícil, posso escolher o modo "tranquilidade" e ir descansar sobre a graça alcançada.  Tenho emprego, saúde, marido, todas essas coisas que o povo acha importante.

Seria sábio buscar a serenidade a partir de agora. Contentamento, tranquilidade, paz interior. Evolução em vez de revolução. Em um filme, eu caminharia por uma praia deserta em direção ao por do sol. Fade out.

Só que sabedoria passa longe do meu ser. Serenidade não é meu forte. Eu até tento: organizo minha vida para evitar conflitos e dificuldades, arrumo uma rotina confortável, aparo as arestas da realidade. Acho bom por dois minutos, e aí começo a me inquietar.

Então é isso: estou pronta para o próximo grande projeto. A diferença é que, quando eu tinha 20 anos, eu pensava dois minutos no próximo grande projeto e já ia me jogando, sem refletir se eu tinha fôlego, paciência ou persistência, ou se o esforço dispendido ia gerar um resultado compensador. Hoje, do alto da minha parca maturidade, pretendo pensar bem antes de me comprometer.

Eu tinha achado que, no ano em que eu completaria 40, eu faria viagens comemorativas, tiraria longas e relaxantes férias e pensaria na vida. Agora já estou achando que as viagens serão adiadas, que as férias serão cheias de atividades e que a vida vai acontecer enquanto estou ocupada fazendo outros planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...