segunda-feira, 6 de junho de 2016

As vantagens dos 40

Mal acabei de fazer 40 e já estou vendo grandes vantagens. Deve ser porque fiz concurso e estou convivendo com gente de diversas idades, inclusive os recém-formados. 

É um pessoal que vai sair pela primeira vez da casa dos pais. Alguns ficarão apertados até o primeiro salário entrar. Outros terão que comprar utensílios e móveis. Vários se preocupam com o que morar fora fará com seus relacionamentos. E os atrasos no pagamento no exterior que têm ocorrido no exterior deixam a turma de cabelo em pé. 

Acho fantástico um pessoal tão novo já estar entrando em uma carreira tão legal. Por outro lado, do alto dos meus 40, tudo é muito mais fácil. Estou casada e acostumada a morar longe da família; minha casa já está montada; tenho economias, e portanto não me preocupo com alugueis atrasados ou em ter de pagar adiantado as consultas no plano de saúde internacional. 

É claro que não é todo mundo que tem 40 que está bem de vida - em todos os sentidos -, mas a tendência é que as pessoas acumulem dinheiro, bens e experiências. Minha sensação é que a gente vai aprendendo as regras do jogo, acumulando fichas, descobrindo as estratégias que funcionam... e tudo vai ficando mais simples. 

O truque, é claro, é tentar só acumular coisas boas. Para quê ficar remoendo brigas, fracassos e conflitos? Não é muito melhor considerar os problemas do passado como uma forma de aprendizagem e focar em boas lembranças, momentos de carinho e pequenas (e grandes) vitórias? E isso também serve para os bens materiais, né. 

Em suma, desapego sempre.

4 comentários:

  1. adorei! Estava exatamente pensando algo assim hoje, do alto dos meus 41 anos. As coisas estão mais tranquilas, e por isso mesmo sinto vontade de me lançar mais, sem os medos da adolescência. Acho bom.
    bjs,
    Mi (Mirtes Aquino)

    ResponderExcluir
  2. Mi, então estamos juntas! Eu fui uma adolescente medrosa. Com o tempo é que comecei a fazer coisas que aquela mocinha quieta nem imaginaria!
    A vida é uma caixinha de surpresas (igual ao futebol).

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, perdi seu aniversário. Feliz 40!
    Também completarei 40 neste ano. Meu sentimento é parecido com o seu. Não tenho a vida perfeita, mas sob controle (até onde é possível ter controle sobre a vida). Estou feliz por chegar a esta idade podendo tomar decisões sobre como quero viver.
    Estou cheia de planos para esta nova década que começará em setembro. :)
    Beijo,
    Rafaela

    ResponderExcluir
  4. Parabéns adiantado, Rafaela!

    É muito bom ser autônoma. Acho que é o maior presente dos anos!

    Boa sorte com os planos. Me too ;-).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...